As ferramentas premium são extremamente valiosas em SEO quando você precisa de limites mais altos, funcionalidade avançada, dados armazenados ou suporte de plantão.

Mas, para 75% das outras tarefas, uma ferramenta gratuita costuma funcionar.

Existem literalmente centenas de ferramentas gratuitas de SEO por aí, então queremos nos concentrar apenas nas melhores e mais úteis para adicionar à sua caixa de ferramentas. Muitas pessoas na comunidade de SEO ajudaram a avaliar o software de SEO nesta publicação (veja a nota no final). Para ser incluída, uma ferramenta precisava atender a três requisitos. Deve ser:

  1. Amplamente utilizado pela comunidade de SEO
  2. Oferece valor acima do quadro + dados acionáveis
  3. Na verdade, verdadeiramente livre

As ferramentas são categorizadas pela função SEO.


As melhores ferramentas gratuitas de SEO

Google Analytics

As melhores ferramentas para analisar o desempenho da pesquisa, monitorar SERPs, palavras-chave e análise da concorrência:

1. Ferramentas para webmasters do Bing

Enquanto as Ferramentas do Google para webmasters ganham toda a glória, as pessoas esquecem que o Bing Webmaster oferece um conjunto completo de análises de sites e pesquisas. Especialmente úteis são relatórios de palavras-chave, pesquisa de palavras-chave e dados de rastreamento.

Obtê-lo:  Bing Webmaster
Também útil: Yandex.Webmaster

2. Data Studio

Se você precisar mesclar dados de diferentes fontes (como Search Console e Google Analytics), visualize e compartilhe-os – esta é a zona de conforto do Google Data Studio. Para ter uma idéia de todas as tarefas e painéis de SEO que você pode criar gratuitamente, confira estes recursos do Google Data Studio em  Lee Hurst .

Obtê-lo:  Data Studio

3. Anotações aprimoradas do Google Analytics

Como você sabe se sua queda no tráfego (ou aumento) está associada a uma atualização do algoritmo do Google ou talvez a um feriado importante? Esse é um plug-in do Google Chrome altamente recomendado que sobrepõe dados adicionais sobre suas análises, para que você possa enviar facilmente capturas de tela aos clientes, mostrando exatamente como as forças externas afetaram o tráfego.

Obtê-lo:  anotações aprimoradas do Google Analytics
Alternativas: Ferramenta Panguin , Zeo Tools

4. Google Analytics

O grande kahuna e o pacote de análise da web mais usado no mundo. Por ser gratuito, o Google Analytics é surpreendentemente robusto e funciona bem com outros produtos do Google, incluindo Optimize, Search Console e Data Studio. Algumas pessoas têm preocupações com a privacidade no GA – embora o Google jure que não usa esses dados para classificações de pesquisa.

Obter:  Google Analytics
Alternativas: Clicky , Open Web Analytics

5. Search Console

Provavelmente a ferramenta de SEO gratuita mais útil em toda a lista, é difícil imaginar fazer um SEO moderno sem acesso aos dados no Search Console do Google. Este é o local mais confiável para obter informações sobre como o Google rastreia e classifica seu site e é um dos únicos lugares onde você pode obter dados de palavras-chave confiáveis.

Obtê-lo:  Search Console
Complemento útil: Search Analytics for Sheets

6. Herói da palavra-chave

Alguém disse (não fornecido)? O Keyword Hero trabalha para resolver o problema de falta de dados de palavras-chave com muita matemática avançada e aprendizado de máquina. Não é um sistema perfeito, mas para aqueles que lutam para combinar palavras-chave com conversão e outras métricas no local, os dados podem ser um passo valioso na direção certa. O preço é gratuito até 2000 sessões / mês.

Obtê-lo: Herói da palavra –  chave

7. MozCast

A ideia do Dr. Pete e o rastreador original do Google SERP, o MozCast, é o rastreador de algoritmos obrigatório sempre que há uma grande atualização ou não. Também são úteis os recursos de rastreamento SERP, que mostram o destaque de recursos como anúncios e painéis de conhecimento.

Obtê-lo:  MozCast
Também útil: Algoroo , Índice de Risco de Classificação , Ayima Pulse

Rastreamento / indexação

Ferramentas específicas para garantir que seu site seja rastreável e otimizado.

8. Entre em contato

Se você precisa de um rastreador gratuito de desktop, não pode fazer melhor do que o Beam Us Up. Embora não tenha tantos recursos quanto o Screaming Frog, ele oferece rastreamento 100% gratuito, sem limites. Apenas Windows.

Obtê-lo:  Beam Us Up

9. Rastreio de redirecionamento de link

Uma extensão gratuita do Chrome, muitos SEOs recomendam o Link Redirect Trace como o “analisador de caminho de redirecionamento completo”. A extensão revela informações sobre cabeçalhos HTTP, rel-canonicals, robots.txt e métricas básicas de link do LinkResearchTools. O recurso “Salvar captura de tela” também é super útil.

Obtê-lo:  Link Redirect Trace

10. Caminho de redirecionamento

Semelhante ao Link Redirect Trace, o Redirect Path é uma ferramenta bacana do pessoal do Ayima  que mostra caminhos de redirecionamento e informações de cabeçalho para cada URL que você visita. Tenho que admitir, eu uso essa extensão há anos e ela está quase sempre “ativa” no meu navegador.

Obtê-lo:  Caminho de redirecionamento

11. Sapo Gritando

Além de ter uma das melhores contas do Twitter de qualquer fabricante de ferramentas de SEO, o Screaming Frog é o rastreador baseado em desktop mais popular disponível atualmente. Muitas pessoas não percebem que existe uma versão gratuita que permite até 500 URLs por rastreamento. Embora não seja tão funcional quanto a versão paga, é excelente para projetos pequenos e auditorias menores no site.

Obtê-lo:  Sapo Gritando

12. Analisador de arquivos de log de sapo gritando

A maioria das pessoas no espaço de SEO está familiarizada com o Screaming Frog, mas muitos não percebem que o Frog também oferece uma ferramenta independente / paga do Log File Analyzer. A versão gratuita é muito robusta, embora limitada a 1000 linhas.

Obtê-lo:  Screaming Frog Log File Analyzer

13. SEOlyzer

SEOlyzer é uma ferramenta de análise de logs recomendada por Aleyda Solis em seu excelente podcast de SEO Crawling Mondayays . O SEOlyzer é uma excelente ferramenta de análise de logs com alguns recursos interessantes, como análise em tempo real e categorização de páginas.

Obtê-lo:  SEOlyzer

14. Xenu

Tem que ser honesto, apesar de o Xenu estar em todas as listas de “ferramentas gratuitas de SEO” desde o início, de jeito nenhum eu pensei que isso seria um exemplo. Esse rastreador de área de trabalho baseado no Windows permaneceu praticamente inalterado nos últimos 10 anos. Dito isto, muitas pessoas ainda o amam e o usam para auditoria básica de sites, procurando links quebrados, etc. Heck, estou saindo daqui por motivos sentimentais. Confira.

Obtê-lo:  Xenu

Pesquisa de palavras-chave

Ferramentas para descobrir o que as pessoas estão procurando, juntamente com volume e concorrência.

15. Responda ao público

É difícil não amar o Answer The Public. A interface tem uma vibração quase rebelde de “Cards Against Humanity”. Independentemente disso, se você deseja gerar uma lista enorme de perguntas a partir de qualquer conjunto de palavras-chave, esta é a sua ferramenta principal.

Obtê-lo:  Resposta ao Público

16. Explorador de Palavras-Chave

Se você não conhece a incrível ferramenta de pesquisa de palavras-chave da Moz, experimente. 500 milhões de sugestões de palavras-chave, todos os intervalos de volume mais precisos do setor. Você também recebe o famoso Índice de dificuldade de palavras-chave da Moz junto com os dados da CTR. A conta da comunidade gratuita da Moz oferece acesso a 10 consultas por mês, com cada consulta literalmente fornecendo até 1000 sugestões de palavras-chave junto com a análise SERP.

Obtê-lo: Explorador de Palavras –  Chave

17. Planejador de Palavras-Chave

O próprio Keyword Planner do Google foi criado para pessoas que compram anúncios do Google, mas ainda fornece uma tonelada de informações úteis para o planejamento de palavras-chave de SEO. Ele usa os próprios dados do Google e possui funções úteis como a filtragem de países. Tenha cuidado com métricas como concorrência (isso é para veiculações pagas) e volume – que é conhecido por ser confuso.

Obtê-lo: Planejador de Palavras –  Chave

18. Palavra-chave Sh **** r

Sim, chama-se Palavra-chave Sh **** r. Dói-me escrever isso. Dito isto, ele diz o que faz e faz o que diz. Digite uma palavra-chave e ela solta uma tonelada de palavras-chave.

Obtê-lo: Palavra –  chave Sh **** r

19. Palavras-chave em todos os lugares

Um favorito de SEO! Instale esta extensão do navegador para Firefox ou Chrome e veja sugestões de palavras-chave com volume enquanto você navega na Internet. Funciona também no Google Search Console. Este é um item obrigatório para a inspiração de palavras-chave.

Obtê-lo: Palavras –  chave em todos os lugares

20. Sugestão

Às vezes eu zoo de Neil Patel porque ele faz SEO de pijama. Provavelmente estou com ciúmes porque nem tenho pijama. Independentemente disso, Neil assumiu o Ubersuggest há pouco tempo e deu-lhe uma grande importância geral. Se você não experimenta há algum tempo, agora vai muito além das sugestões de palavras-chave e oferece muitos recursos estendidos de SEO, como métricas básicas de links e páginas dos principais concorrentes.

Obtê-lo:  Ubersuggest

Ferramentas de Link

Ferramentas para encontrar, avaliar e processar oportunidades de backlink.

21. Ferramenta de rejeição

O Google torna difícil encontrar a ferramenta Disavow, porque a maioria dos proprietários de sites geralmente não precisa usá-la. Mas quando você faz isso, pode ser útil para remover as penalidades e alguns SEOs juram por combater o SEO negativo. Se você optar por usar essa ferramenta, tenha cuidado e verifique com este guia se rejeitar os links corretos .

Obtê-lo:  Ferramenta de rejeição

22. Link Explorer

O Link Explorer é sem dúvida o maior índice de links de maior precisão e o verificador de DA e backlink mais preciso  do mundo de SEO hoje, com 35 trilhões de links. O acesso gratuito à conta oferece 10 consultas e 50 linhas de dados por consulta todos os meses, além de adicionar métricas básicas de links ao MozBar enquanto você navega na web.

Obtê-lo:  Link Explorer

23. Link Miner

O Link Miner é uma extensão gratuita do Chrome, desenvolvida por Jon Cooper, um dos mestres do link building. Use-o para encontrar rapidamente links quebrados em cada página e ver métricas básicas de links enquanto você pesquisa no Google. Simples, fácil e útil.

Obtê-lo:  Link Miner

24. Detalhado

Detalhado é um tipo único de mecanismo de pesquisa de link gratuito, desenvolvido pelo gênio do marketing Glen Allsopp (você pode encontrá-lo nos comentários abaixo). Focos detalhados sobre o que está direcionando os links para alguns dos nichos mais populares da Web, sem a penugem extra que pode tornar o sucesso da engenharia reversa um processo que às vezes leva tempo. Oh, ele também tem um boletim de notícias assassino.

Obtê-lo:  Detalhado

25. Verificador de backlink

Muitas pessoas não percebem que o Ahrefs oferece um verificador de backlink gratuito, mas o fazem, e é muito bom. Ele possui algumas limitações em comparação com a ferramenta paga completa. Por exemplo, você está limitado a 100 links e não pode pesquisar por prefixo ou pasta, mas é útil para essas verificações rápidas de link, ou se você estiver fazendo SEO com um orçamento apertado.

Obtê-lo:  Backlink Checker

SEO local

Ferramentas gratuitas para otimizar o seu no Google Maps e além.

26. Google Meu Negócio

Basicamente, esta é a ferramenta número um, indispensável para o SEO local – especialmente se você mora em um mercado atendido pelo Google. Ele permite que você reivindique sua empresa, gerencie informações de listagem e responda a comentários – entre outras coisas. Reivindicar o perfil do seu negócio é a base da maioria das outras atividades locais de SEO, por isso é uma etapa essencial.

Obtê-lo:  Google Meu Negócio

27. Gerador de link de revisão do Google

O Gerador de link de revisão do Google da Whitespark resolve um problema simples: como você fornece a seus clientes um URL para deixar um comentário do Google para sua empresa? As avaliações geram classificações, mas o Google não fornece isso facilmente. Este gerador facilita isso.

Obtê-lo:  Gerador de link de revisão do Google

28. Verificador local de resultados de pesquisa

Uma das partes mais difíceis do SEO local é descobrir classificações de qualquer local – especialmente quando o Google teimosamente deseja exibir resultados do local em que você está. O BrightLocal resolve isso com uma ferramenta rápida de classificação local que pode virtualmente levá-lo a qualquer local na terra para verificar as classificações locais reais.

Ver:  Local Search Results Checker

29. Lista de Empresas Moz Local Check

Qual é a consistência das informações da sua empresa no ecossistema de pesquisa local? O Moz Local permite que você verifique rapidamente como sua empresa aparece na Web nos principais agregadores de dados que o Google e outras pessoas usam para classificar os resultados da pesquisa local. Muito útil para entender seus pontos fortes e fracos.

Obtê-lo:  Listagem de empresas Moz Local Check

SEO para celular

Ferramentas para otimizar seu site no mundo móvel do Google.

30. Mobile First Index Checker

As versões móveis dos sites geralmente diferem significativamente das versões para computadores. Como o Google mudou para a indexação inicial para dispositivos móveis, é importante que os principais elementos (links, dados estruturados etc.) correspondam nas duas versões. Várias ferramentas verificarão isso para você, mas o Zeo é provavelmente o mais completo.

Obtê-lo:  Mobile First Index Checker

31. Teste de SERP móvel

É incrível como os resultados da pesquisa para celular podem variar de acordo com o local e o dispositivo. O teste SERP móvel do MobileMoxie permite comparar dispositivos lado a lado em qualquer local, até endereços específicos.

Obtê-lo:  Teste SERP móvel

32. Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

O padrão-ouro para determinar se sua página atende aos requisitos de compatibilidade com dispositivos móveis do Google. Se sua página passa no teste, o Google a considera otimizada para celular, o que é um fator de classificação genuíno (embora pequeno). Se sua página não for compatível com dispositivos móveis, ela fornecerá áreas específicas para abordar.

Obtê-lo:  Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Multi-ferramentas

Ferramentas gratuitas de SEO que possuem tantas funções, elas têm sua própria categoria especial.

33. Chrome DevTools

O grande número de tarefas de SEO que você pode executar – de graça – com o Chrome DevTools é simplesmente impressionante. Da auditoria do JavaScript à velocidade do SEO na página , alguns dos melhores recursos são ocultos, mas totalmente impressionantes. Precisa de algumas maneiras específicas de usá-lo para SEO? Confira esses recursos aqui , aqui e aqui .

Obtê-lo:  Chrome DevTools

34. Marketing Miner

O Marketing Miner tem um perfil baixo nos Estados Unidos, mas é um dos segredos mais bem guardados da Europa Oriental. Se você precisar extrair muitos dados SERP, classificações, relatórios de ferramentas ou análises competitivas, o Marketing Miner faz o trabalho pesado para você e carrega tudo isso em relatórios convenientes. Confira esta lista de mineiros para possíveis idéias. É uma ferramenta paga, mas a versão gratuita permite executar várias tarefas.

Obtê-lo:  Marketing Miner

35. MozBar

Uma das barras de ferramentas originais de SEO , a MozBar recebeu atualizações significativas ao longo dos anos. Entre com uma conta gratuita da Moz e obtenha métricas de links enquanto navega na web, executa análises na página e análises SERP. A versão gratuita é super útil por si só, enquanto os usuários do Pro obtêm funcionalidades adicionais, como sugestões avançadas de palavras-chave.

Obtê-lo:  MozBar

36. SEMrush

Como a Moz, o SEMrush oferece um conjunto completo de ferramentas de SEO tudo-em-um, e elas têm uma opção de conta gratuita que funciona bem se você trabalha apenas com um único site ou precisa apenas de uma rápida olhada nos dados de nível superior. O nível gratuito da conta oferece acesso a um “projeto” que inclui auditoria básica do site, além de relatórios limitados de palavras-chave e domínios.

Obtê-lo:  SEMrush

37. SEO Minion

SEO Minion é uma extensão do Chrome muito popular que vai além da maioria das barras de ferramentas de SEO. Algumas das funções rápidas que ele executa incluem análise de SEO na página, verificação de links quebrados, verificações de Hreflang, uma ferramenta de visualização da SERP e um elegante simulador de localização de pesquisa no Google. Definitivamente vale a pena experimentar.

Obtê-lo:  SEO Minion

38. SEOquake

De todas as barras de ferramentas de SEO disponíveis no mercado, o SEOquake é provavelmente o mais poderoso e vem com uma infinidade de opções de configuração – para que você possa configurá-lo para se ajustar às suas necessidades de SEO. Além de oferecer uma carga de dados para cada URL que você visita, também é possível realizar auditorias básicas na página, comparar domínios e exportar seus dados.

Obtê-lo:  SEOquake

39. Folhas para profissionais de marketing

O Planilhas para profissionais de marketing não é uma ferramenta em si, mas um site que contém mais de 100 modelos gratuitos para executar um grande número de tarefas usando o Planilhas Google. Encontre planilhas gratuitas poderosas para tudo, incluindo análise competitiva, auditorias no site, raspagem, pesquisa de palavras-chave e muito mais. Este é um site para seus favoritos.

Obtê-lo:  Planilhas para profissionais de marketing

40. Pequenas ferramentas de SEO

Pequenas ferramentas de SEO é a favorita entre os SEO antigos. Compreende uma coleção de mais de 100 ferramentas originais de SEO. Cada ferramenta executa uma tarefa muito específica, daí o nome “pequeno”. O que há de bom nessa coleção é que, além de conjuntos de ferramentas mais tradicionais, como backlink e pesquisa de palavras-chave, você encontrará uma abundância de ferramentas difíceis de encontrar e muito específicas, como ferramentas de proxy, ferramentas de pdf e até ferramentas JSON.

Obtê-lo:  Pequenas Ferramentas de SEO

41. Varvy

A Varvy oferece um conjunto de ferramentas gratuitas de auditoria de sites do pessoal do Internet Marketing Ninjas. A maioria das verificações é do tipo na página sobre rastreamento e práticas recomendadas. A Varvy também oferece ferramentas independentes para velocidade da página e SEO para dispositivos móveis. No geral, essa é uma boa ferramenta rápida para iniciar uma auditoria de SEO e executar tarefas básicas de lista de verificação com pressa.

Obtê-lo:  Alternativas Varvy
SEO PowerSuite , CanIRank

SEO na página

Ferramentas para ajudar você a maximizar seu potencial de conteúdo no nível da página.

42. Demonstração da API de linguagem natural

Embora exista algum debate sobre o quão acionável é a API de linguagem natural do Google para SEO, não há como negar que é uma ferramenta interessante com muitas análises avançadas. A demonstração gratuita permite analisar o texto de uma única página de cada vez e permite ver como um mecanismo de pesquisa visualizaria entidades, análise de sentimentos, sintaxe e categorização.

Obter:  API de linguagem natural
Veja também:  Estratégias avançadas de SEO usando o processamento de linguagem natural

43. Teste de resultados ricos

Você implementou estrelas de classificação de resenhas no seu JSON-LD e deseja ver se sua marcação é válida para os Rich Results do Google? Obter uma nota de aprovação não significa que sua página exibirá automaticamente resultados ricos nos SERPs, mas pense nisso como o custo de admissão (o custo é gratuito, é claro).

Obter:  Rich Results Test

44. Ferramenta de Teste de Dados Estruturados

Marcar, marcar, marcar esta página. A ferramenta de teste de dados estruturados do Google é essencial não apenas para solucionar seus próprios dados estruturados, mas também para realizar análises competitivas nos dados estruturados de seus concorrentes. Dica profissional : você pode editar o código na ferramenta para solucionar problemas e obter um código válido.

Obtê-lo:  Ferramenta de Teste de Dados Estruturados

45. Gerenciador de tags

Aparentemente, o Gerenciador de tags do Google tem um objetivo simples de permitir que você injete “tags” (como o Google Analytics) em seu HTML. Além disso, usuários avançados podem aproveitar o Tag Manager para diversas funções de SEO. Embora o Google não recomende o uso do Tag Manager para inserir elementos importantes, como dados estruturados, ele permanece útil para várias atividades relacionadas ao SEO .

Obtê-lo:  Gerenciador de tags

46. ​​Ver fonte renderizada

Essa ferramenta simples de auditoria de JavaScript faz uma coisa e muito bem. View Rendered Source é um plug-in gratuito do Chrome que permite ver facilmente o DOM totalmente renderizado de qualquer URL e compará-lo com o HTML original. Ótimo para auditoria e solução de problemas de JavaScript.

Obtê-lo:  Exibir fonte renderizada

Pesquisa

Arrefece ferramentas gratuitas para análises competitivas, históricas e tecnológicas.

47. BuzzSumo

Como uma ferramenta de pesquisa de SEO, o BuzzSumo é incrível. Sua extensão do Chrome é uma das poucas ferramentas disponíveis que oferecem estimativas confiáveis ​​de contagem de compartilhamento social para qualquer parte do conteúdo. Você não obtém tantos dados com uma conta gratuita, mas ainda tem acesso aos principais conteúdos e dados de tendências. Uma das nossas ferramentas favoritas.

Obtê-lo:  BuzzSumo

48. Hunter

O Hunter é uma ferramenta popular de pesquisa de e-mail e, definitivamente, o localizador de e-mail gratuito mais popular. Use-o para encontrar o endereço de email associado a qualquer empresa ou indivíduo e verificar qualquer endereço de email que você já tenha. 50 consultas gratuitas / mês antes do início dos planos pagos.

Obtê-lo:  Caçador
Também popular: Viola Nobert

49. SimilarWeb

SimilarWeb é como a análise da concorrência em esteróides. Você pode pesquisar o tráfego, as principais páginas, o envolvimento, os canais de marketing e muito mais do seu concorrente. A oferta gratuita é limitada a cinco resultados por métrica, mas geralmente é suficiente para obter um ponto de dados rápido.

Obtê-lo:  SimilarWeb

50. Wappalyzer

Existem muitas ferramentas que ajudam você a analisar em quais tecnologias a pilha de um site é executada, mas o Wappalyzer é o favorito de SEO. É 100% gratuito (a menos que você queira relatórios avançados) e informa instantaneamente qual a tecnologia que um site está usando. Por exemplo, eles estão usando o Yoast ou o All In One SEO Pack?

Obtê-lo:  Wappalyzer

51. Wayback Machine

Tem que ser honesto, eu pessoalmente uso o Wayback Machine 2 a 3 vezes por semana. É perfeito para descobrir dados históricos. Você pode até encontrar uma grande quantidade de arquivos robots.txt históricos arquivados. Existem muitos outros usos de SEO para Wayback Machine que você pode achar útil. 100 por cento grátis.

Obtê-lo:  Wayback Machine

52. Verificador de disponibilidade de domínios em massa

Para ser sincero, eu nunca tinha ouvido falar dessa ferramenta antes, mas vários SEOs que compram domínios regularmente o elogiavam muito. Parece particularmente popular com o grupo black hat / PBN, mas a ferramenta em si também tem legitimidade em SEO white hat. Basta inserir até 20.000 domínios de cada vez e ele informará rapidamente se eles estão disponíveis. É melhor do que digitar uma por vez usando Godaddy.

Obtê-lo:  Verificador de Disponibilidade de Domínios em Massa

Velocidade do site

Ferramentas para acelerar seu site, a fim de melhorar o envolvimento, aumentar as conversões e classificar mais alto.

53. Cloudflare

Há tantas coisas boas a dizer sobre o Cloudflare que é difícil saber o que incluir aqui. Além de um CDN gratuito para acelerar seu site, ele também permite um gerenciamento fácil de DNS e proteção DDoS 100% gratuita. Você pode executar um plano pago para sempre, mas se estiver pronto para atualizar, os recursos profissionais são super legais e surpreendentemente acessíveis.

Obtê-lo:  Cloudflare

54. GTmetrix

O GTmetrix é um dos muitos testes de desempenho de velocidade de página da Web que os SEOs adoram usar. Ele fornece relatórios familiares, como PageSpeed, YSlow e Waterfalls, além de visualizar automaticamente os dados históricos de cada página analisada.

Obtê-lo:  GTmetrix

55. farol

Lighthouse é a ferramenta de desempenho de velocidade de código aberto do Google. Também é o mais atualizado, especialmente em termos de análise do desempenho de páginas para celular e PWAs. O Google não apenas recomenda o uso do Lighthouse para avaliar o desempenho da sua página, mas também há especulações de que eles usem avaliações muito semelhantes em seus algoritmos de classificação.

Obtê-lo:  Farol

56. Page Speed ​​Insights

O Page Speed ​​Insights é outra ferramenta do Google construída sobre o Lighthouse, com uma métrica adicional adicionada: Dados de campo. Os Dados de campo usam métricas coletadas pelo Relatório de experiência do usuário do Chrome  para que você possa ver o desempenho da sua página com usuários reais em todo o mundo. Nem todas as páginas possuem dados, mas são super úteis quando o fazem.

Obtê-lo:  Page Speed ​​Insights

57. SpeedMonitor.io

Se você não fizer login manualmente em uma ferramenta de velocidade para verificar seu desempenho todos os dias, considere o SpeedMonitor.io. Ele usa os dados do Lighthouse para medir o desempenho, depois os acompanha ao longo do tempo e armazena os resultados – tudo de graça. Você pode até adicionar rastreamento de concorrentes e auditorias sob demanda.

Obtê-lo:  SpeedMonitor.io

58. WebpageTest

O teste de página da web é outra ferramenta de desempenho semelhante ao GTMetrix. Ele divide o desempenho em notas fáceis de entender, juntamente com alguns dos relatórios de desempenho mais detalhados encontrados em qualquer lugar.

Obtê-lo:  WebpageTest

WordPress

Para ser honesto, existem literalmente centenas de plugins do WordPress que podem ser úteis para o SEO. Você quase sempre deseja um plug-in SEO “geral” e listamos dois abaixo. Para outros, você tem muitas opções, mas esta lista do Kinsta é um bom lugar para começar.

59. Rank Math

O “novo” garoto no bloco de plugins de SEO do WordPress, o RankMath está rapidamente conquistando seguidores de culto entre certos profissionais de SEO. É totalmente funcional e vem com alguns recursos interessantes, como redirecionamento interno, o que significa a necessidade de instalar menos plug-ins ou pagar por atualizações. Vale a pena conferir.

Obtê-lo:  Rank Math

60. Yoast SEO

Yoast é o “nome” no WordPress SEO. O nome mais confiável, o mais instalado (30 milhões de sites) e, muitas vezes, o mais inovador. Com a ajuda do nosso amigo Jono Alderson, eles criaram alguns avanços surpreendentes na entrega de dados estruturados . Eu pessoalmente uso o Yoast na maioria dos meus sites do WordPress, e eles são obviamente altamente recomendados.

Obtê-lo:  Yoast SEO
Alternatives: Tudo em um pacote de SEO , SEOPress


 

Agradecimentos especiais

Muitos SEOs inteligentes merecem crédito por ajudar com as recomendações deste post. Várias pessoas contribuíram com sugestões do Twitter , Facebook e Reddit .

Uma lista abrangente de ferramentas e recursos de SEO é mantida por Saijo George. É continuamente atualizado e bem conservado. Você pode encontrá-lo aqui .

PS: Embora estas sejam 60 das melhores ferramentas gratuitas de SEO, não é de forma alguma uma lista completa! Quais são algumas das suas ferramentas de SEO gratuitas favoritas? Deixe-nos saber nos comentários.